Aquífero Guarani também é alvo dos golpistas-entreguistas

Fernando Rosa

A deputada argentina Alcira Argumedo vem denunciando que a instalação de bases militares dos EUA na Argentina é uma estratégia do Pentágono para apoderar-se do Aquífero Guarani. “El anuncio de la instalación de dos bases militares en el país, es grave y preocupante pues tiene como objetivo primordial controlar dos fuentes principales de agua potable, como un recurso estratégico para EEUU” denunciou a deputada. Segundo ela, a permissão de instalação das bases atende à política de submissão do governo Macri às pretensões americanas para a região.

O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, abrangendo quatro países, o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, a estimativa aponta para uma média de aproximadamente 40 trilhões de metros cúbicos de água potável.

Em outubro de 2015, a Representação Brasileira no Parlamento Mercosul aprovou texto de Acordo do bloco sobre o Aquífero Guarani, firmado em San Juan, Argentina, em agosto de 2010. O acordo fornece a base jurídica de direito internacional para que Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai promovam a conservação e exploração sustentável dos recursos hídricos que compõem o Sistema Aquífero Guarani”. Segundo o documento internacional, os quatro país, denominados “partes” são os únicos titulares do recurso.

A reserva de água do Aquífero Guarani é considerada a principal alternativa à crise hídrica da região e mesmo para outras regiões do planeta. A denúncia da deputada argentina somada as articulações dos golpistas brasileiros para desestabilizar o Mercosul, em aliança com os governos da Argentina e do Paraguai, apontam para uma situação da risco na região. Assim como o petróleo tornou-se um alvo americano, em especial no Brasil e na Venezuela, a água também é um objetivo estratégico para a sobrevivência dos países centrais, em especial dos Estados Unidos.

Um vídeo sobre o Aquífero Guarani.

Aquífero Guarani 

Anúncios

Um comentário sobre “Aquífero Guarani também é alvo dos golpistas-entreguistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s